O engraçado, o tosco engraçado e o meramente tosco.

Entramos numa discussão filosófica sobre como as coisas de hoje em dia perderam refinamento. Sim, nós somos chatos.

As pessoas, na minha opinião, estão ávidas em busca de algo que as tire da realidade, e por isso buscam catarze no que é engraçado. Mas e quando essa busca vai além? Quando não importa se fere a moral, a ética, a cidadania ou outros conceitos. “Não importa se é certo ou errado, era uma piada muito boa”, ou ainda, “Ah! Falei aquilo brincando, eu só queria fazer uma piada, mas fazer o que né? Não se pode mais fazer piada hoje em dia que já apontam o dedo dizendo que se é preconceituoso”.

A questão toda, é que se perdeu o conceito do engraçado, do tosco engraçado e do meramente tosco.

Se você tiver inteligência, você consegue ser engraçado, sem ser tosco, e sem magoar ninguem. Se você for naturalmente engraçado (como o Mr. Bean, por exemplo), você consegue fazer algo tosco, mas que as pessoas consigam rir, e ainda assim sem magoar ninguém. Mas se você só estiver tentando chamar a atenção, querendo aparecer ou cultivando as massas, ai qualquer coisa vale, e vira como costumamos chamar: “A nata da tosquice existencial”.

Eu vejo muito isso acontecer com grande parcela do entretenimento brasileiro hoje em dia. Tem muita coisa boa, mas o que é bom, tem pouco incentivo. O que tem pouco pensamento, que é difamatória, preconceituosa, estereotipada ou ainda tudo junto, é o que recebe mais incentivo da população geral e dos orgãos patrocinadores.

E por isso que eu realmente quero mudar o mundo. Eu não quero que todos gostem das mesmas coisas que eu gosto, mas eu gostaria de mostrar, que com pouco, você pode viver melhor, numa sociedade melhor… E menos meramente tosca.

Comente!

Selinho

