Água

Mais chuva lá fora – muita água caíndo do céu – e eu, aqui, pensando no que escrever, enquanto bebo um gole d´agua da minha garrafinha, tranquilamente.

A água, por suas características, tem uma série de significados diferentes – e, às vezes, ambíguos, na imaginação simbólica.  Na magia e no pensamento mágico, tantos outros. Mas uma coisa está clara e é válida, nos dois, assim como nos estudos científicos. A água está relacionada à vida e à morte. Os portais, de entrada e de saída desse mundo, ambos, tem relação com a água.

Ainda há muita gente, até hoje, que acredita que o início do parto é, necessariamente, com o rompimento da bolsa de águas. Somos seres aquáticos po cerca de 42 semanas antes de virarmos seres terrestres. Se não consomem água de qualidade, os seres vivos estão sujeitos a uma série de desfunções – e podem até morrer.

Que dizer, então, da relação da água com a morte? Para algumas correntes de pensamento mágico, o elemento água está ligado ao portal dos ancestrais. Não é à toa que temos tantas lendas sobre os rios do submundo, e, certamente, já ouvimos falar do barqueiro Caronte que conduz as almas. Partir para o mar aberto, na imaginação simbólica, pode, muitas vezes, significar ter falecido, ou ir de encontro à morte.

Sem as chuvas, os rios secam, inviabilizando a vida. Com chuvas em excesso, ocorrem as enchentes, perde-se plantações. Por esse carater duplo, e por seu caráter líquido, a água é, muitas vezes, considerada um elemento traiçoeiro na imaginação simbólica. Como tudo no mundo, precisamos de água na medida certa.

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Héliton Junior
    mar 10, 2013 @ 22:37:38

    Pra quem estava dormindo quando escreveu, até que está bem coeso! 😉

    Resposta

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Selinho

%d blogueiros gostam disto: