Senhoras dos Anéis: Mulheres na obra de JRR Tolkien

Qual é o papel do feminino nas obras de JRR Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, e O Hobbit?  Esse tema já deve ter rolado pelo menos uma vez em todos os grupos Tolkendili – quando ele rolou na Toca São Paulo, por ocasião do Dia Internacional da Mulher em 2004, seus membros decidiram pesquisar os livros em busca de mulheres, anotando o que elas fizeram. Dessa idéia surgiu o livro Senhoras dos Anéis – Mulheres na obra de JRR Tolkien, organizado por Rosana Rios, e com co-autoria de mais de duas dezenas de outras pessoas que eram membros da Toca São Paulo do Conselho Branco-Sociedade Tolkien.

Eu mesma, que era novata na Toca na época, escrevi dois breves verbetes – O sobre Aredhel, a dama branca de Gondolin, uma elfa que tem uma história de desafiar a autoridade masculina e fazer o que bem entender, e o curto verbete sobre Emeldir, a mãe de Beren, que liderou as mulheres e crianças de seu povo para fugirem da guerra contra Morgoth, e,  assim, salvou muitas vidas. Muito injusto, aliás, que todos se lembrem o nome do pai de Beren e ninguém se lembre o nome da mãe :p

Enfim, desde o dia em que eu escrevi esse post eu fiquei com vontade de reler o livro, e, recentemente, o reli. Apesar de ser um livro mais teórico, é uma leitura tranquila e rápida, sem muitos empecilhos, que deve ser tranquila mesmo para quem nunca leu livros de não ficção. Dá prá notar um pouco que os verbetes foram escritos a várias mãos, por pequenas variações de estilo, mas isso, longe de ser irritante, dá um sabor especial ao livro. Para quem já leu Tolkien, é também um jeito bastante agradável de re-lembrar diversas histórias, e deve dar para pensar “porque eu nunca reparei isso antes?” sobre algumas personagens e as relações que elas mantém entre sí.

O livro foi editado pela Devir, e você pode ler o texto da contracapa no site da editora, nessa página. Se quiser comprar, ele ainda está em estoque em várias livrarias, e eu o encontrei em promoção na loja virtual da Saraiva aqui. Também descobri um cara que fez uma espécie de video resenha sobre ele e colocou no YouTube, aqui.

E, falando em Tolkien, vocês sabiam que amanhã é o Dia de Ler Tolkien? A não ser que ocorra algo excepcional, meu post amanhã vai ser sobre isso, então não deixem de passar por aqui!

Anúncios

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Um comentário sobre Aredhel | Um ano e um dia
  2. Trackback: Idéias para blogar: De 28/02 a 28/03 | Um ano e um dia

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Selinho

%d blogueiros gostam disto: