A beleza e versatilidade dos panos de prato

Panos de prato têm muitas utilidades: Eles podem secar a louça, ser colocados sob o prato durante as refeições para não sujar/manchar a mesa, e também podem ser usados para pegar louças quentes sem queimar a mão, para secar a própria mão que é constantemente lavada durante a rotina de cozinha, para embrulhar marmitas e outros recipientes cheios de comida para viagem evitando que eventuais vazamentos atinjam a bolsa/roupa/carro, etc, para evitar que alimentos armazenados em recipiente sem tampa fiquem à mercê da poeira, insetos, etc (saudades dos bolos de fubá da minha vó que estavam sempre cobertos com aqueles panos de prato mais fininhos -e a gente tirava só a pontinha do pano de prato prá cortar o bolo – que trem bão!) e eu, particularmente, uso também quando o escorredor de louça está cheio e preciso lavar mais louça: Estendo um pano de prato na mesa, e coloco as louças úmidas sobre ele.

Existem diversos tipos de pano de prato, dos bem fininhos aos felpudos. Também existem uma série tradicional de artesanatos que se faz em pano de prato? Pintura livre ou com stencil, silk screen, crochê… Existe pano de prato em patchwork também, e eu enfeitei um prá mim com ponto cruz uma vez, um daqueles que já vem com uma parte vazadinha que nem o tecido do ponto cruz (que, prá quem não sabe, chama-se etamine). Com tanta concorrência, por mais que os panos de prato mais baratos e fáceis de higienizar sejam os brancos e simples, é difícil resistir à tentação de ter panos de prato mais bonitinhos. Até por que, eles podem se tornar um charmoso acessório de decoração da cozinha. E, se você tivesse só panos de prato branquinhos e simples, como ia saber qual é o de embrulhar a marmita, o de secar a mão, o de tirar coisa do forno, etc? Eu, pelo menos, gosto de ter uns 4 panos de prato diferentes, com funções diferentes na cozinha. E eu sei qual é para fazer o que pela estampa. Também há quem colecione panos de prato, de tão variados que eles podem ser.

Separei algumas imagens de panos de prato que localizei via Pinterest para os leitores:

1) Paracomeçar, um bem tradicional: pano de prato com barra de crochet e o que aparenta ser bordado livre. Eu gostei do tom de amarelo e do ar retrô. Original aqui:

 

2) Esse aqui, se alguém, quiser me dar de aniversário da minha primeira casa depois de casada, é dia 18/06 – e é a cara do nosso estilo de vida. À venda aqui:

 

3) Esta loja tem uns panos de prato bem divertidos – pena que são caros. Olha só:

 

 

4) Devo dizer que eu ri muito desse aqui. Tem um passo-a-passo, em inglês, no site original. confesso que deu vontade de fazer:

 

5) Para os fãs de corujas fofas, achei esse aqui:

 

 

Dentre esses exemplos, qual foi o pano de prato que você mais gostou? Você tem panos de prato divertidos em casa? Vou adorar receber seu comentário 🙂

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Héliton Junior
    abr 06, 2013 @ 23:49:14

    Caracas… aquele pano da múmia é muito engraçado! 😀

    Resposta

  2. Ale Dossena
    abr 08, 2013 @ 11:02:02

    Adorei o post! (Voltando aos poucos…)
    Eu tenho um pano de prato de fadas que minha irmã fez prá mim!!! Vou fotografar e colocar no face prá você ver. Uma boa oportunidade para divulgar esse blog né? Bjssss

    Resposta

  3. Trackback: Idéias para blogar: De 29/03 a 01/05 | Um ano e um dia

Comente!

Selinho

