Psy: Live in Seoul

Hoje de manhã abri o YouTube para verificar um vídeo que alguém tinha passado o link, e notei um anúncio “assista agora show do Psy ao vivo”. Se você esteve fora do planeta Terra ano passado, ou está lendo esse blog muitos anos depois do que eu estou escrevendo, Psy é um cantor de K-pop que foi o maior fenômeno midiático do ano passado, com seu clip Gangnam Style, um clip muito engraçado, que contem uma crítica ao modo de vida dos mauricinhos e patricinhas de Seoul (o que a gente aqui no Brasil chama de come ovo frito e vomita caviar tomate, ou, prá mais uma comparação, se Psy fosse paulistano, teriamos o Moema Style).

Enfim, eu tinha escutado muito poucas outras coisas do Psy, mas, no geral, gostei do show. Ele não toca só coisas engraçadas – e fez questão de dizer isso em inglês pros curiosos que, como eu, assisiam no YouTube. Eu e 160 mil outras pessoas ouvimos muitas baladas românticas, umas músicas tristes prá carvalho (tem uma que falava algo como “pai, agora eu te entendo, como é solitário ser pai porque você tem muitas responsabilidades, como é solitário quando seus filhos crescem” e por aí vai, que eu achei realmente muito triste), muitas músicas falando sobre solidão, e sobre como é difícil para os coreanos (para os seres humanos, talvez?) encontrar companheiros de verdade. Fiquei pensando se isso era só Psy Style, ou se essas coisas estão realmente impregnadas nos orientais. Também conhecemos um rapper coreano chamado G-dragon, que parece ter uma legião de fãs, mas confesso que eu só gostei do nome estiloso :p E, é claro, tinham algumas músicas de rítmo alegre com dancinhas toscas, como “Gentleman”, que é o novo lançamento do Psy embalado no sucesso internacional de gangnam style. É uma música bacana mas, comparada com o resto do show, dá prá perceber que só foi feita prá estrangeiro ver no youtube e virar meme mesmo…

Momentos mais legais do show? Quando o Psy saiu voando e cantou duas músicas no ar. Apesar da fama internacional, disso e daquilo, sempre que eu vi o Psy em entrevistas ele pareceu um cara bacana e humilde. Ficou parecendo que, prá além do efeito fantástico no público, chamar a atenção, etc e tal, ele realmente estava fazendo algo que o divertia, e porque o divertia. Uma das músicas que ele cantou voando, inclusive, chama “I believe I can fly”, ou algo assim. O único vídeo dessa parte do show que eu achei foi esse, da decolagem:

Mas, o mais bacana mesmo, foi a performance do Psy para “all the single ladies” – de maiô e bota de cano longo. Eu não sabia que o Psy dança vestido de mulher (não tenho certeza se isso pode ser considerado cros-dressing – se alguém que conhece mais sobre esse universo que eu estiver lendo e puder comentar sobre isso, eu agradeço), mas eu acho realmente MUITO bacana um cara ter coragem de fazer uma coisa dessas num show para um estádio quase lotado de sul-coreanos, e uma platéia de milhões de pessoas de todo o mundo assistindo de suas casas. Procurando esse vídeo, achei pelo menos mais uns três ou quatro dele dançando vestido de mulher. Bem, o vídeo do show de hoje é esse aqui:

Não, eu não gosto dessa música, e não faria uma coreografia dessa nem de calça larga :p Mas eu achei uma atitude interessante.

Um detalhe que eu gostei e do qual eu já ia me esquecendo: A passarela que dava no meio da pista era muito longa, e as pessoas realmente ficavam pertinho dele. Imagina uma celebridade com um palco tão longo e tão perto das pessoas no Brasil? Fãs enlouquecidas iam invadir o palco, tentar encostar no fulano de qualquer jeito e ele ia acabar tropeçando… Não ia dar certo…

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Ale Dossena
    abr 15, 2013 @ 10:58:04

    Acompanho pouquíssimo o trabalho dele, mas as poucas vezes que o vi dando entrevista, tive a mesma impressão que você. Seja como for, sem dúvida, é um cara de atitude! rs

    Resposta

  2. Trackback: Idéias para blogar: De 29/03 a 01/05 | Um ano e um dia

Comente!

Selinho

